Robocalls: O que são e como utilizá-las na sua rede de comunicação

Funcionária de call center em ligação

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Nos últimos anos, as robocalls, ou chamadas automáticas, têm crescido consideravelmente no segmento de comunicação empresarial. Você com certeza já deve ter passado por alguma das seguintes situações:

  • Receber uma ou mais chamadas de um número desconhecido e, logo após atender a ligação, ela ser desligada;
  • Receber uma chamada de um número desconhecido e, ao atender, ouvir a gravação de uma mensagem automática;
  • Receber ligações de números desconhecidos com conteúdos comerciais.

Essas chamadas automáticas são feitas por sistemas automatizados que discam números de telefone em massa, com finalidades diversas. Embora grande parte do uso deste formato seja comercial, as robocalls também podem ser utilizadas para campanhas políticas e pesquisas de mercado, por exemplo.

Atualmente, diversas empresas têm utilizado as robocalls para maximizar a eficiência dos seus setores de atendimento. Conheça como elas podem auxiliar na sua organização:

Como as robocalls são utilizadas?

Uma prática comum e bastante eficiente no uso de robocalls é o disparo massivo de chamadas por parte de call centers. As empresas ligam para uma quantidade alta de números de telefone ao mesmo tempo, de modo que os agentes de atendimento sejam direcionados de forma mais eficaz para o contato somente com as pessoas que atendem a ligação.

Como resultado, quando muitas pessoas atendem simultaneamente um disparo de ligações em massa, pode acontecer de não haver pessoal disponível para oferecer atendimento imediato. Isso resulta em chamadas sendo desligadas automaticamente assim que são atendidas.

Funcionária de call center em ligação
As robocalls podem ser muito úteis na gestão de atendimentos ao cliente. (Imagem: Ron Lach/Pexels)

Sendo assim, embora as robocalls possuam diversos benefícios, elas também podem ser uma fonte de interrupção para os consumidores, especialmente quando recebem várias chamadas por dia. Por isso, é importante implementar as robocalls de forma estratégica para não causar estranheza ou abalar o relacionamento com seus clientes.

Como aumentar a aceitabilidade das robocalls da minha empresa?

Consumidora usando celular
Existem formas de otimizar a experiência do seu cliente por meio das robocalls. (Imagem: Hitesh Choudhary/Pexels)
  1. Esteja ciente das formas de evitar as robocalls: Em um cenário ideal, o seu cliente irá receber todas as suas ligações. No entanto, aplicativos bloqueadores de chamadas e a plataforma “Não Me Perturbe” passam a impedir o recebimento de ligações. Não é interessante tentar burlar estes bloqueios, uma vez que, em caso de persistência das ligações, os usuários podem protocolar uma denúncia na Anatel.
  2. Apresente seu protocolo de segurança ao cliente: Nas comunicações da empresa, instrua sobre quais informações pessoais ou financeiras podem ser solicitadas em momentos de contato, de modo a evitar que o seu cliente caia em golpes ou fraudes advindas de ligações que utilizem a sua empresa como fachada.
  3. Disponibilize um canal de atendimento sobre segurança: Se o seu cliente receber uma chamada automática em nome da sua empresa que pareça fraudulenta, é importante que haja um fluxo de atendimento preparado para receber suas dúvidas e preocupações. Isso pode ajudar a combater atividades ilegais e proteger outros consumidores.

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